titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Leadership — Desenvolvendo As Habilidades de Liderança

No ambiente corporativo muitos almejam chegar em cargos de leadership, ou seja, de liderança! Mas, poucos são aqueles que conseguem chegar. Neste artigo, ensinaremos alguns pontos importantes que você deve seguir na sua caminhada até o topo. Confira!

Você já ouviu o termo leadership dentro de um contexto organizacional? Pode ter sido em conversas, artigos, sites ou documentários. Se traduzirmos a palavra para o português teremos algo mais familiar para nós, pois esta significa liderança. E é sobre ela que falaremos no artigo de hoje!

Como desenvolver as habilidades de leadership?

No ambiente corporativo, muitos sonham em chegar até a liderança, mas poucos conseguem atingir esse objetivo. Liderar uma equipe é muito mais do que poder e glamour, como a maioria pensa. Para estar à frente de um time é preciso ter muitos conhecimentos, responsabilidades, comprometimento e empatia.

Se o seu desejo é desenvolver habilidades de leadership na carreira profissional para que um dia assuma um lugar de destaque, separamos alguns pontos importantes que você deve seguir na sua caminhada para a liderança, confira!

Saiba assumir conflitos

Um líder é uma pessoa íntegra, empática, responsável e que sabe lidar com problemas. Ele respeita os seus colaboradores e busca sempre uma melhora constante. Ao atingir essa posição, é preciso ter em mente que em alguns momentos você precisará gerir conflitos.

O ideal é que isso não aconteça, mas caso seja inevitável, escute sempre os envolvidos, tente manter o equilíbrio, não tenha atitudes precipitadas e busque proporcionar a harmonia entre todos.

Estimule a criatividade

A inovação pode estar nos pequenos detalhes da rotina organizacional. Que tal promover uma nova maneira de integração entre novos colaboradores ou ainda facilitar o processo de conclusão de atividades? Pensar “fora da caixa”, buscando por uma solução ágil e criativa, é uma atitude de quem sabe aplicar um bom leadership!

Seja flexível

O atual mercado de trabalho precisa de pessoas que saibam proporcionar uma liderança inovadora, flexível, que atue em ambientes complexos, diversificados e que se conectem com diferentes gerações.

Para isso, é preciso pensar à frente do tempo, entender como integrar as prioridades da empresa com os novos modelos de negócio, para aumentar a lucratividade e criar novas oportunidades.

Esteja sempre aprendendo

Um ponto-chave para desenvolver habilidades de liderança é estar em constante aprendizado. Ou seja, ler, estudar e fazer cursos fazem parte da rotina de um bom líder.

Aproveite seu tempo livre para buscar por novas informações, ler livros e revistas sobre negócios, promover uma discussão sobre um tema e se conectar com o que está acontecendo com o mundo. Dessa maneira, você estará sempre atualizado dos acontecimentos gerais e da sua área de atuação.

A Escola de Inovação Ekantika pode ajudar você a desenvolver e estimular a liderança frente aos desafios, ambientes complexos e com uma visão ágil e inovadora. Aproveite que está no nosso blog e acesse o site para conhecer cursos e workshops que farão diferença na sua carreira!

Categorias e tags

Liderança Inovadora
Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.