titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
Inovação - EDI
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

A Inovação e a Mudança de Mindset

A inovação é um ponto importante para o sucesso das organizações. Porém, para muitas, acaba se tornando uma tarefa difícil manter um estímulo de mudança alinhado à ações inovadoras. Sua empresa encontra-se nessa situação? Acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber sobre inovação e mudança de mindset!

A inovação é uma peça-chave para o sucesso nas organizações  e, mesmo com altos investimentos, algumas empresas acabam falhando em suas iniciativas e têm dificuldade para sustentar seu crescimento. Por que será que é tão difícil arquitetar e manter um estímulo de mudança alinhado à ações inovadoras?

Os principais desafios da inovação dentro das organizações

Independentemente do setor de atuação, a maioria das empresas busca se reinventar e inovar para obter melhores resultados. Uma boa estratégia alinhada às iniciativas de mudança deve ser bem pensada para que a ideia de inovação seja sustentada e desenvolvida nos processos internos. De modo geral, os principais desafios dentro das organizações são quase os mesmos, conheça dois abaixo:

Resistência ao amadurecimento

A resistência ao novo pode ser o principal desafio. Muitas empresas acreditam que a inovação está alinhada unicamente à tecnologia e preferem se manter conservadoras. Se enganam as que pensam assim.

A inovação pode estar nos pequenos processos do dia a dia, como em uma nova forma de recrutar e selecionar candidatos, por exemplo, ou ainda, pensar em uma maneira de otimizar o tempo de produção da equipe.

O erro é achar que é preciso de grandes esforços tecnológicos para inovar e não é bem assim. Por isso, comece buscando o desenvolvimento da sua empresa nos pequenos processos.

Falta de motivação da equipe

Uma das funções da área de RH  é recrutar bons colaboradores para integrarem a equipe organizacional. Porém, a dificuldade em encontrar bons profissionais  e reter talentos pode causar problemas internos, como a alta rotatividade.

Procure estimular os colaboradores com programas de gestão da inovação, por exemplo. Uma empresa que investe no futuro de seus profissionais, têm impacto positivo na qualidade de suas entregas, além de fazer com que se sintam valorizados.

O que é mindset e como aplicá-lo?

Se considerarmos ao pé da letra, mindset significa configuração da mente. É um termo utilizado para desvendar a mentalidade de cada pessoa, como organiza seus pensamentos e decide encarar as situações rotineiras.

Uma empresa conservadora irá guiar suas ações com base naquilo que acredita, assim como uma mais moderna terá  atitudes mais ousadas. Então podemos concluir que o mindset dentro de uma empresa é a sua cultura, pois é ela quem influencia seu posicionamento e decisões de todos dentro do ambiente interno.

Se você deseja que os seus colaboradores tenham uma mente mais aberta para estímulos de mudança e inovação, que auxiliem nos processos organizacionais, você pode:

  • aplicar treinamentos e programas para desenvolver o comportamento e as mentalidades  dos colaboradores, como o mindset digital;
  • promover o estímulo por meio de feedbacks para que cada um conheça seus pontos fortes e fracos;
  • aproximar os líderes dos colaboradores para que sejam instrumentos de estímulo para o desenvolvimento de toda a equipe.

 

A Escola de Inovação Ekantika é especializada em treinamento e desenvolvimento para líderes e equipes que buscam desenvolver a inovação com soluções mais ágeis, criativas e que tragam mais resultados sustentáveis para dentro da empresa.

Entre no nosso site e conheça nossos cursos e workshops!

 

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.