titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Como Escolher Um Curso de Treinamento e Desenvolvimento Para a Equipe?

Os cursos de treinamento e desenvolvimento no ambiente corporativo é uma prática muito comum. Se deseja gerar valor para os colaboradores e promover uma marca desejada para se trabalhar, opte por essa estratégia na sua empresa. Conheça neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Proporcionar cursos de treinamento e desenvolvimento no ambiente corporativo, tornou-se uma prática comum para empresas que tem o objetivo de gerar valor para seus colaboradores e promover uma marca desejada para se trabalhar.

Muito mais do que aprender algo específico, esse tipo de prática proporciona o desenvolvimento do mindset, aumenta a capacidade de liderança e tomada de decisões, estimula ideias inovadoras, entre outros benefícios.

No artigo de hoje, vamos compartilhar com você algumas dicas de como escolher o curso ideal para trabalhar a capacitação dos integrantes da sua equipe. Confira!

Por que realizar cursos de treinamento e desenvolvimento de equipe?

O objetivo do RH é que os colaboradores estejam alinhados com a missão, visão e valores da sua empresa e, ainda, que tenham habilidades desenvolvidas para atender as expectativas da gestão? Portanto, proporcione cursos de treinamento e desenvolvimento à sua equipe!

Conhecer as informações primordiais que envolvam questões internas da empresa — como filosofia, políticas e valores — contribui para um melhor desempenho nos processos. Um colaborador bem treinado torna-se apto para realizar atividades com mais qualidade. Além disso, profissionais qualificados também precisam passar por treinamentos, como, por exemplo, os de reciclagem ou adaptação com novos métodos.

Antes de escolher qual o melhor curso para aplicar na sua equipe, é importante saber qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento, para assim, poder aplicar as melhores práticas.

O que é treinamento?

Os treinamentos são caracterizados por processos de curto prazo para modificar comportamentos operacionais  dos colaboradores. Na maioria dos casos, essa prática é aplicada para gerar ganhos imediatos por meio de mudanças de processos e procedimentos diários.

O que é desenvolvimento?

Já o desenvolvimento é um processo de médio e longo prazo, mais amplo. Seu objetivo é colaborar para o progresso constante dos indivíduos da empresa, sejam líderes, gestores ou novos talentos, e com foco total no crescimento pessoal e profissional por meio da mudança de comportamento e forma de pensar.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os dois, vamos descobrir como escolher os cursos?

Escolha de cursos — qual se encaixa melhor com o perfil do meu negócio

É importante dizer que não é qualquer curso de treinamento e desenvolvimento que trará o que o seu negócio precisa, por isso é necessário saber analisar as principais características para que ele gere o valor que você tanto procura. Alguns pontos que devem ser analisados são se a capacitação:

  • foca em atuação?
  • amplia visão e o conhecimento dos profissionais?
  • possui proximidade entre o assunto abordado e a necessidade da equipe?
  • incentiva ao desenvolvimento contínuo?
  • foca em questões práticas e menos em teoria?

Geralmente, bons cursos possuem essas qualidades em questão. Não deixe de pesquisar bastante para oferecer o melhor para sua empresa!

Escolha de cursos — quais posso oferecer aos meus colaboradores

Cada empresa tem um objetivo específico, certo? Isso significa que escolher um curso de treinamento e desenvolvimento que deu certo para uma, pode não dar certo para a sua. Portanto, é de extrema importância saber o que você deseja atingir e como o material em questão poderá melhorar os processos internos.

A Ekantika separou abaixo alguns cursos e workshops com objetivos específicos. Será que o seu negócio se enquadra em algum desses? Confira:

Para organizações que desejam desenvolver a agilidade dos colaboradores

O Scrum é um curso que incentiva o trabalho em equipe, a auto-organização e a responsabilidade, facilitando o desenvolvimento de agilidade. Muito utilizado por startups e organizações ágeis para gerenciar seus projetos e tarefas, com entregas rápidas, de qualidade e alinhadas com as expectativas dos clientes e da empresa.

Para organizações que desejam estimular a liderança dos colaboradores

A forma de agir e pensar desenvolve um comportamento diferenciado frente aos desafios quando o Accountability é aplicado, uma vez que estimula os colaboradores a saírem da zona de conforto, realizando os objetivos e fazendo com que se responsabilizem pelas consequências de suas ações e entrega de melhores resultados.

Para organizações que desejam aumentar o mindset dos colaboradores

A Gestão de Inovação estimula a mudança de mindset, ajuda a gerar novos modelos de negócios, criar novos produtos, serviços e tecnologias projetadas para o mercado em constante evolução, além de aumentar a satisfação do cliente e o engajamento entre os colaboradores.

Para organizações que desejam expandir a criatividade dos colaboradores

O método de Design Thinking é utilizado para solucionar problemas de uma forma mais criativa, colaborativa e centrada no ser humano. Capacita os colaboradores a enfrentarem os desafios internos e identificar as oportunidades, barreiras, enxergar novos caminhos para soluções, entre outros benefícios.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas? Todos esses cursos você encontra na Escola de Inovação Ekantika. Acesse o

site da Ekantika  para conhecer outros materiais e descobrir como desenvolver pessoas para encarar o mundo que está em constante progresso!

Categorias e tags

Organizações Ágeis
Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.