titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Mapa Mental — Fortalecendo A Visão Sistemática Na Prática

O mapa mental é uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas. Vamos descobrir como fortalecer a visão sistemática utilizando esse recurso? Confira!

Engana-se quem pensa que o uso de mapa mental é exclusivo para estudantes. Essa técnica de memorização e organização é chamada de diagrama de ideias e pode ajudar muito na execução de tarefas no ambiente de trabalho.

Conheça como utilizar essa ferramenta na rotina dos profissionais da sua empresa!

Motivos para você usar mapa mental

Sabe quando você está preparando uma apresentação e escreve em um papel algumas palavras para se recordar na hora? Ou ainda, quando está lendo um texto e começa a marcar pontos que considera interessante? Pois bem, esses exercícios podem se tornar um mapa mental.

Entre os benefícios gerais que essa ferramenta pode trazer podemos citar o desenvolvimento da criatividade, maior memorização e estímulo da visão sistemática de assuntos.

Para associar ideias e conceitos, é necessário utilizar elementos com os quais se identifique, como:

  • palavras soltas;
  • desenhos;
  • imagens;
  • símbolos ou círculos;
  • linhas.

Esses elementos são utilizados para criar conexão com determinadas associações e para que lembre de maneira mais fácil do que se trata o assunto. Funciona como ramificações, olha só:

Colaboradores eficientes > aumento de produção > otimização do tempo > organização ágil

Viu como é fácil? Agora conheça como o mapa mental pode facilitar a produtividade e rotina dos seus colaboradores.

Estimula a criatividade

A criatividade não parte do princípio de criar algo totalmente exclusivo e inédito. Quando uma pessoa começa a colocar determinadas ideias em um papel, palavras-chave começam a surgir e dali aparece algo útil e inovador para ela.

Fazer associações com determinadas palavras em um tema estimula os dois lados do nosso cérebro — o lado esquerdo, racional, lógico e linear, e o lado direito, emocional e criativo.

Organiza ideias

Caso esteja perdido em um tema e não sabe por onde começar, inicie pensando em uma palavra. Desenvolva a partir daí assuntos que estejam relacionados a ela. Organizar as ideias aqui nada mais é do que ter um assunto centralizado e dele ramificar outros que auxiliem para a sua compreensão.

Prepara para situações

Seja para apresentações de projetos ou executar uma atividade qualquer, um mapa mental prepara colaboradores para situações, pois assim, ele possui a visão sistemática — como um todo — do que deverá ser falado ou feito depois de um determinado passo.

Você ainda pode aplicá-la em:

  • planejamento de negócios;
  • gerenciamento de projetos;
  • apresentações;
  • organização de atividades.

Otimiza tempo

Quando a visão sistêmica do todo é compreendida, a otimização do tempo é apenas uma consequência. Com a construção de um mapa mental fica muito mais rápido e prático realizar atividades que antes demoravam.

Para auxiliar no desenvolvimento da sua equipe, que tal a ajuda de cursos e workshops eficientes da Escola de Inovação Ekantika? Conheça como estimular um pensamento ágil e criativo, a liderança, entre outros benefícios, no site da Ekantika!

 

Categorias e tags

Organizações Ágeis
Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.