titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
VUCA
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

Aprendizagem ao Longo da Vida é essencial no mundo VUCA

Aprendizagem ao Longo da Vida é essencial no mundo VUCA *Roberto Mosquera   Habilidades e, principalmente, conhecimento tendem a se tornar obsoletos muito rapidamente, seja por inovações, novas descobertas ou até mesmo por perderem relevância em um novo contexto. A mudança é uma constante, mas o crescimento é uma decisão…

Aprendizagem ao Longo da Vida é essencial no mundo VUCA

*Roberto Mosquera

 

Habilidades e, principalmente, conhecimento tendem a se tornar obsoletos muito rapidamente, seja por inovações, novas descobertas ou até mesmo por perderem relevância em um novo contexto. A mudança é uma constante, mas o crescimento é uma decisão consciente de cada um. O profissional tem dois caminhos a seguir: tentar parar essas transformações ou abraçá-las e enfrentá-las por meio da aprendizagem constante ao longo da vida.

Muitos já entenderam que estudar não é algo que termina com a graduação na faculdade, mas a maioria acaba investindo apenas em cursos que estão ligados a função que exercem no momento. Isso já é um começo, mas pode não ser suficiente se a digitalização e a longevidade os forçarem a se reinventar continuamente.

Isso porque a tendência que se vê no mercado é a de que um profissional não será mais especialista em uma área específica durante toda a sua carreira, mas apenas pelo tempo que o tema for relevante no contexto no qual está inserido. Por isso, o líder precisará de múltiplas orientações para se inserir em profissões que surgirão para ocupar o lugar das que ficaram obsoletas.

 

Dessa forma, se torna ainda mais imperativo engajar-se em comportamentos de aprendizagem ao longo da vida – e ter o famoso plano B. Para se destacarem e se manterem assim, devem assumir que os estudos não nunca cessam. Isso significa ler, pesquisar, consultar seus pares, ter a curiosidade aguçada, participar de eventos, workshops, fazer cursos, networking – e nunca parar.

A aprendizagem ao longo da vida não é comum o suficiente e deve ser enxergada como uma responsabilidade compartilhada. Governos e organizações devem criar contextos onde o aprendizado seja fácil, acessível e seguro. As escolas devem aprimorar as metodologias ativas de ensino, com experimentação e aplicação em situações reais que o aluno terá de enfrentar no mercado de trabalho. Em contrapartida, os indivíduos precisam dedicar tempo pessoal ao aprendizado e serem proativos.

E não há desculpa para não saber e não aprender. Em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) apenas aqueles que são capazes de absorver novos conteúdos constantemente e aplicar suas habilidades de uma maneira criativa e conectada terão sucesso. O futuro é brilhante para aqueles que podem evoluir ao longo de toda a sua carreira e vida.

*Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação.  Scrum Master, Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.

Categorias e tags

Sem categoria
Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.