titulo

Resultados da Busca

conteudo
Não foi encontrado nenhum resultado. Tente outras palavras-chave como PMO, Lean, etc.
Ocorreu um erro ao buscar. Tente novamente mais tarde.
o_pensamento_agil_dentro_das_organizacoes
Publicado em:
Tempo de leitura:5 minutos

O pensamento Ágil dentro das organizações

O mundo em constantes mudanças desafia as organizações a encontrarem novas maneiras de gerenciar projetos inovadores, complexos, cujas soluções ainda são desconhecidas. Por isso, empresas do mundo inteiro passaram a buscar modelos de gestão mais conectados com esse novo contexto, fomentando o que chamamos de pensamento ágil e o surgimento…

O mundo em constantes mudanças desafia as organizações a encontrarem novas maneiras de gerenciar projetos inovadores, complexos, cujas soluções ainda são desconhecidas. Por isso, empresas do mundo inteiro passaram a buscar modelos de gestão mais conectados com esse novo contexto, fomentando o que chamamos de pensamento ágil e o surgimento de metodologias disruptivas.

Os métodos ágeis mudam completamente a forma de pensar e atuar das equipes de trabalho, pois o foco passa a ser na entrega de um produto ou serviço mínimo viável que realmente agregue valor ao cliente. Eles incentivam, de forma disciplinada, adaptações frequentes conforme a iteração com usuários e os clientes são parte fundamental da equipe de desenvolvimento. Tem como praxe fazer entregas intermediárias com o objetivo de testar a solução com os usuários e identificar necessidades de melhoria na usabilidade. Além de incentivarem reuniões diárias entre a equipe de desenvolvimento e conversas frequentes com sponsor e stakeholders para monitoramento da evolução do projeto.

Essas mudanças no formato de trabalho estimulam que as equipes se afastem do comportamento de apontar culpados, atuando com mais colaboração, mais criatividade e entrega de valor mais rápida.

 

Scrum

Existem diversos métodos ágeis de desenvolvimento de produtos e serviços, e o mais utilizado hoje pelas organizações é o Scrum, uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços que sempre vai representar o trabalho em equipe e a sincronia para realizar rápidas entregas com qualidade.

Scrum foi utilizado, inicialmente, para gestão e planejamento de projetos de TI, e melhorou significativamente a velocidade e a assertividade das entregas dos produtos aos clientes. Há quase 20 anos, está sendo utilizada com sucesso por startups e organizações que experimentam ferramentas de inovação.

 

Lean

Já o Lean, metodologia de negócios nascida na Toyota como uma prática fabril, incentiva a prática de mudança evolutiva, melhoria contínua, enraizada em um respeito fundamental pelas pessoas. Não é uma prática prescritiva que vem com regras, ferramentas e práticas rígidas e rápidas, mas é muito mais um modo de pensar que olha para o fracasso como oportunidade de aprendizado, receber bem as perspectivas diferentes e a diversidade de pensamento, colaborar e comunicar o tempo todo, entre outras atitudes.

 

O manifesto ágil, criado no início dos anos 2000 por especialistas em desenvolvimento de software, compartilhou com o mundo as melhores práticas para a criação de plataformas e ferramentas e  pregava a valorização de quatro pontos:

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;

2. Produto ou serviço em funcionamento mais que documentação abrangente;

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

 

Mais do que os termos, práticas, reuniões e histórias de usuários, o pensamento ágil mantém a equipe em destaque e os ajuda a auto gerenciar. Desta forma, é possível olhar para o fracasso como uma oportunidade de aprendizado; receber bem perspectivas diferentes e a diversidade de pensamento; ter um ambiente de trabalho sustentável; aceitar mudanças rapidamente, ser flexível e se adaptar; ter transparência total na equipe; colaborar e se comunicar a todo o tempo e, finalmente, compartilhar conhecimento livremente.

Categorias e tags

Sem categoria
Roberto Mosquera

Roberto Mosquera

Roberto Mosquera é consultor e facilitador em organizações ágeis e pensamento do design na Ekantika Consultoria. Especialista em Organizações Ágeis, Design Sprint, Scrum, Lean Startup, OKR e Planejamento Estratégico Ágil, liderou projetos de transformação organizacional e excelência operacional em grandes empresas dos setores aéreo, varejo, tecnologia, serviços, agronegócio e financeiro, com resultados tangíveis para o negócio e utilizando ferramentas de gestão, inovação e transformação. Scrum Master. Mestrando em Planejamento ágil pela FIA/SP e Economista com Especialização em Administração, Marketing de Serviços e Docência pela FGV/SP, Extensão em Modelos de Negócio e Design Thinking pela ESPM/SP.